segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comentários da agenda da semana que passou


Comentário da Agenda da Semana
            Olá amigos e amigas!
            Resolvi no lugar de apresentar a agenda dessa semana, comentar em relação aos acontecimentos passados. Reviver a história e tornar viva a memória ajuda-nos a fortalecer a esperança. Escolhi o Fórum das pastorais sociais da Arquidiocese de Brasília, a II Marcha contra a corrupção, o lançamento da agenda latino-americana, a celebração inter-religiosa no santuário dos Pajés e o curso de salmos com Frei Carlos Mesters para fazer breve comentário.
            O III Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Brasília aconteceu no último dia 9 de outubro das 8 às 13hs na UPIS SEPS 712/912 Sul. Houve partilha das experiências, palestra dirigida pelo Arcebispo de Brasília e Celebração Eucarística. O Tema desenvolvido intitulou-se “A Igreja, pastorais sociais a serviço da vida plena”. Na palestra, D. Sérgio tratou das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. Sua fala nos trouxe muitas esperanças. Assinalou que as causas das pastorais sociais não se restringem apenas a elas, mas corresponde a Igreja toda. Falou da necessidade de conversão pastoral de nossa Arquidiocese e acentuou a dimensão missionária da vida da Igreja. Vi como limitação do encontro a questão metodológica. Faltou análise da realidade. Não houve o discernimento teológico da temática. Os desafios e compromissos assumidos restringiam-se a ação própria de cada pastoral e não congregou ações a serem assumidas em conjunto por toda a Igreja. Deveríamos rever a metodologia e trabalhar o dia completo.
            A II Marcha contra a corrupção, realizada no dia 12 de outubro, reuniu milhares de manifestantes, porém, muito abaixo das previsões. Ao participar, notei muitas pessoas sem tanta clareza dos objetivos. A coordenação da marcha não organizou o movimento numa perspectiva popular. Em outras palavras, parecíamos mais estarmos numa procissão sem rumos que na luta por outro Brasil diferente. A Marcha contra a corrupção política sem questionar a corrupção de princípios esvazia-se de futuro. Deveríamos aprofundar as falcatruas do congresso e de toda a esteira de políticos desonestos a partir da corrupção do modelo de civilização. Opta-se pelo desenvolvimento de cunho capitalista. Este torna-se predatório dos recursos do planeta, destrói a vida humana e transforma tudo em mercadoria. Daí inclui-se a política como um grande balcão de negócios e vantagens pessoais. Dessa marcha fiquei com a pulga atrás da orelha. Para quem esta marcha estará a serviço? Redes sociais ou manipulação da mídia? Marcha ou procissão? Povo organizado nas ruas ou massa de manobra? Que tal acontecer a III Marcha contra a corrupção liderada pelos movimentos sociais?
            O lançamento da agenda latino-americana novamente aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Carmo na 913 Norte. No horário das 19hs no dia 14 de outubro iniciamos o evento com o salão repleto. Na mesa estava eu, Ir. Delci Franzen e Frei Carlos Mesters. Após fazer breve introdução sobre os grandes momentos da agenda latino-americana, Ir. Delci nos apresentou a temática do Bem-Viver e Conviver na perspectiva da 5ª Semana Social Brasileira. Falou-nos do antagonismo entre Bem-Viver e viver bem. Este ligado a preocupação da qualidade de vida, corresponde ao ideal para poucos numa sociedade capitalista. O Bem-Viver significa outro modo de viver, corresponde ao fim do antropocentrismo, exige outra democracia, não apenas o bem comum dos humanos, mas os direitos da mãe terra. Frei Carlos Mesters utilizou o texto da criação em Gênesis comparado com a última Assembleia do CIMI para nos falar do Shalon, como conjugação do Bem-Viver, Conviver e Envolver. Disse-nos que para chegar ao Bem-Viver tem que lutar. Lembrou que o capitalismo pode ser forte, mas não pode impedir o amanhã. Falou ainda do caminho do Bem-Viver como ternura (cuidar das feridas do coração), diálogo (não ensinar de cima para baixo, mas numa relação igualitária) e reunião (1 vez por semana, reunir, rezar juntos). Aprendemos que a nossa agenda para 2012 deve consolidar em nosso projeto de vida a harmonia entre natureza, animais, Deus, Homem/Mulher, consigo e com a vida inteira.
            Quem conhece a história da vinha de Nabot no capítulo 21 de I Reis impressiona-se com a tamanha maldade e injustiça praticada pelo rei Acab. O fato hoje se repete com o santuário dos Pajés. Assistam o vídeo Sagrada Terra Especulada publicado neste mesmo blog e vocês saberão o que estou dizendo. No sábado dia 15 estivemos lá. Celebramos ao lado das cercas da impiedade e da especulação imobiliária. Com o salmo 37 e a dança dirigida pelo pajé Santxié invocamos a proteção divina para a difícil luta contra os interesses econômicos que atentam contra a vida. Busquem informações, visitem, prestem solidariedade a estes povos. Não sabe como dói no profundo da alma enxergar a dor e maldade dos poderosos. Eles criminalizam os índios, continuam a tortura-los, a expulsá-los de suas terras, a matar e saírem impunes e gloriosos.
            Por fim, comento a respeito do Curso do Frei Carlos Mesters. Não estive durante o evento. Lá estudaram os salmos. Poxa! Não pude ir. Estive no final. Quero registrar a alegria e a satisfação para todos nós no Distrito Federal termos a presença do nosso Mestre Mesters entre nós. Este holandês revolucionou o modo de trabalhar com a Bíblia. Ajudou-nos a relacionar a fé com a vida. Aprendemos a fazer a leitura popular da Bíblia. Fundou o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI). Colaborou na formação das CEBs em todo o país e ainda continua a dar força para as comunidades. Emociona saber que aos 80 anos, nós todos seus filhos e filhas, podemos aprender sempre algo novo e atual deste ancião repleto de sabedoria e amor pelos pobres. Frei Carlos, “esteja sobre (você) e sobre todos nós a bondade do Senhor nosso Deus” Sl 90,17a.
Daniel Higino Lopes de Menezes

Sobradinho, 17 de outubro de 2011.

Obs. Caso haja interesse, envio a  versão ilustrada do artigo.  

1 Comentários:

Às 17 de outubro de 2011 às 16:50 , Blogger romaria2011 disse...

Querido Daniel, obrigada pela reflexão que nos leva a fazer diante dos acontecimentos e pela partilha da riqueza de muitos acontecimentos da agenda! Abraço amigo

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial