sexta-feira, 26 de julho de 2013

Eleito novo presidente da CRB

Eleito o novo presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil

17/07/2013 | Rosinha Martins e Monica Kondziolková
Pela primeira vez na história da Igreja do Brasil, um Irmão é eleito presidente da CRB Nacional
Religiosos e Religiosas reunidos na 23ª Assembleia Geral Eletiva da CRB elegeram na manhã desta quarta, 16, como presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, Irmão Paulo Petry, da Congregação dos Irmãos de São João Batista de La Salle (Lassalistas).
Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Assembleia Irmão Paulo Petry falou à Vida Consagrada. "Minha expectativa é corresponder à expectativa dos Religiosos. É uma grande responsabilidade", disse, revelando sua emoção por ser eleito, pelo fato de apreciar muito a vida consagrada. Para ele a Vida Religiosa tem uma presença e um rosto bonito, mas para além disso é preciso estar atento à sua complexidade no que refere aos seus diversos campos de missão. "É um misto de alegria e preocupação, mas vou continuar cantando como vocês: "Permanece conosco, Senhor" afirmou.
O novo presidente deixou uma mensagem aos Religiosos presentes em Assembleia e os convidou para que caminhem conjuntamente com ele neste triênio 2013- 2016: "Que permaneçamos unidos para defender os valores humanos e cristãos para que assim o Senhor permaneça conosco. Se caminharmos juntos, embora tenhamos pontos de vista diferentes, maneiras diferentes de pensar, mas caminharmos juntos como os discípulos de Emaús e deixarmos Jesus caminhar conosco, continuaremos sendo testemunhas como as primeiras comunidades cristãs", concluiu.
Como se dá o processo de eleição de um presidente
O processo eletivo compreende a indicação prévia de candidatos pelos associados da Conferência, a consulta das possibilidades destes com seus superiores, e a votação secreta por meio de urna eletrônica que durante a Assembleia.
O Superior Provincial do recém-eleito e membro da diretoria cessante da CRB, irmão Jardelino Menegat, relatou as suas impressões com a eleição do seu confrade. "Primeiro há uma consulta entre os superiores maiores e houve uma indicação. Irmão Paulo foi consultado pela CRB assim como ele me consultou como Provincial. Consultado o conselho Provincial dos Lassalistas, nós achamos que podíamos dispô-lo para essa função e a Assembleia votou nesse candidato com um percentual muito alto, 92% dos votos. Portanto há confiança na pessoa dele e esperamos que possamos corresponder ao que a Vida Religiosa espera".
Resultado das urnas
Com 356 votantes, Irmão Paulo Petry foi eleito com 92,13% dos votos. Irmã Gertrudes Salatte Beal teve 6,74% dos votos; Irmã Francinete Amorim, 0,84%, e Irmã Therezinha Remonatto, 0,28%.
Ir. Rosa: como foi que o Ir. Paulo chegou aqui na Assembleia a ser presidente?
Provincial do Ir. Paulo: Bom, primeiro há uma consulta entre os superiores maiores e houve uma indicação e ele foi consultado assim como ele me consultou como provincial consultado o conselho nós achamos que podíamos dispô-lo para essa função e a Assembleia votou nesse candidato até com um percentual muito alto, noventa e dois por cento dos votantes voltaram no Ir. Paulo, portanto a confiança na pessoa dele e esperamos que possamos corresponder o que a Vida Religiosa espera.
Ir Rosa: Ir. Jardelino, o senhor que já esteve na diretoria da CRB e agora diretoria acessante pra você quais são as características que deve ter um presidente de uma Conferência Nacional dos Religiosos?
Ir. Jardelino: Bom, eu acho assim, que um presidente tem que ter uma visão ampla de Vida Religiosa. Outro elemento  é ser pessoa que tenha liderança, que possa distribuir funções  e possa confiar, possa ser uma pessoa também que entenda da vida religiosa que tenha reflexão, e Paulo acho que tem, não tenho a menor dúvida.
Ir. Rosa: O Ir. Paulo já foi presidente da CLAR e da diretoria também, você acha que isso enriquece?
Ir. Jaderlino: Sem dúvida nenhuma com a experiência dele de ter sido presidente da CLAR e também da diretoria nacional e também como provincial de uma província isso sempre vai ensinando e a gente vai aprendendo.
Entrevista Ir. Paulo
Quais as suas expectativas? Como foi receber a noticia de que os Religiosos do Brasil te confia a presidência da CRB?
No momento é emocionante receber essa notícia, em bora esteja totalmente envolvido com a Jornada Mundial da Juventude e recebo aqui em nossa escola mais de 400 jovens. Além da emoção é uma alegria. Gosto da Vida Religiosa, de estar a serviço. É um misto de alegria e preocupação, mas vou continuar cantando como vocês: "Permanece conosco, Senhor, pelo amor de Deus".
Que mensagem o senhor deixa para a Assembleia aqui reunida?
Que permaneçamos unidos para defender os valores humanos e cristãos para que assim o Senhor permaneça conosco. Se caminharmos juntos, embora tenhamos pontos de vista diferentes, maneiras diferentes de pensar, mas caminharmos juntos como os discípulos de Emaús e deixarmos Jesus caminhar conosco, continuaremos sendo testemunhas como as primeiras comunidades cristãs (...).
Fonte: www.crbnacional.org.br

9º Encontro Nacional de Fé e Política

9º ENCONTRO NACIONAL FÉ E POLÍTICA
Cultura do Bem Viver: partilha e poder
15 a 17/11/2013 - Brasília/DF
Irmãs e irmãos de caminhada,
O Movimento Nacional Fé e Política foi criado em junho de 1989, no Rio de Janeiro, durante um encontro de um grupo de pessoas unidas pela fé cristã e engajadas em movimentos sociais, partidos políticos e mandatos populares, com o objetivo de alimentar a dimensão ética e espiritual que deve animar a atividade política. Deixar-se animar pelo Espírito de Vida é a essência do Movimento Fé e Política, que tem caráter ecumênico, aberto a todos, que não propõe diretrizes para a ação política dos cristãos, nem se comporta como se fosse uma tendência político-partidária, mas que luta pela superação das desigualdades sociais provocadas pelo modelo de sociedade capitalista. Animados pela fé e desafiados pela causa da Justiça do Reino, estão engajados na grande causa da construção de um sistema socioeconômico solidário e respeitoso da vida humana e de todas as demais expressões de vida no Planeta.
 
O Movimento Fé e Política pretende, pois, propiciar aos cristãos engajados na política um espaço de reflexão das atividades à luz da fé, dos valores evangélicos e dos deságios dessa realidade marcada ainda pela pobreza e exclusão. Alimentar a fé para que ilumine a ação e se manifeste em compromissos humanitários e sociais concretos constitui grande desafio na era da 'globalização'.

 
“Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso?
 
Por acaso a fé poderá salvá-lo? Por exemplo: um irmão ou irmã não têm o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. Então alguém de vocês diz para eles: «Vão em paz, se aqueçam e comam bastante»; no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta" (2Tg,2,14-17).

 
Os grandes encontros Fé e Política, abertos a todos, em âmbito nacional, começaram a realizar-se a partir de 2000, sendo o 1º em Santo André, SP, reunindo cerca de 3.000 pessoas. O 2º Encontro Nacional aconteceu em 2002, em Poços de Caldas, MG, com 4.000 participantes. Goiânia, GO, acolheu o 3º Encontro com 6.000 pessoas. Em Londrina, PR, em 2005, houve o 4º Encontro, com 5.000 pessoas. Em 2006 o 5º Encontro Fé e Política foi para Vitória, ES, reunindo 4.000 participantes. Na sequência dos encontros, o 6º aconteceu em Nova Iguaçu, RJ, em 2007, com 5.000 participantes. A 7ª edição foi em Ipatinga, MG, em 2009, com 5.000 presentes. O 8º. Encontro se deu em Embu das Artes, SP, 2011, também acolhendo quase 5.000 participantes.
E chegamos ao 9º Encontro Nacional Fé e Política, a realizar-se de 15 a 17 de novembro de 2013. E nós, da equipe local de sua organização e preparação, teremos a alegria de receber a todas e todos quantos venham participar do 9º Encontro, que terá como eixo central de reflexão: "Cultura do Bem Viver: partilha e poder". Além das grandes palestras no início e ao final, o encontro possibilitará também a participação em algum dos 25 fóruns temáticos previstos, a indicar no ato da inscrição.
 
Numerosas famílias de boa vontade das comunidades cristãs próximas ao local do evento (Universidade Católica de Brasília UCB, Taguatinga Sul/DF), desde já estão se preparando para acolher carinhosamente, aqui no Planalto Central, a quem vier, de perto ou de longe, de norte a sul, do leste ao oeste do Brasil, ou mesmo de além-fronteiras, oferecendo-lhes espaço de dormida, café da manhã e jantar. O almoço ficará por conta do evento, na própria Universidade.
 
As inscrições podem ser feitas com o preenchimento da ficha que está disponível no seguinte link:
seminario-nacional-fe-politica-2013
No link acima também estão indicados os prazos, valores e forma de pagamento da taxa de inscrição. Para os grupos, comunidades ou pessoas individualmente se prepararem melhor para o 9º encontro, participando diretamente em novembro em Brasília, ou participando em suas comunidades, temos a Cartilha dos Círculos Bíblicos, com sete ricos roteiros de encontros, preparados por Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino (Informações no site: www.fepolitica.org.br). Sugerimos também a realização de encontros de formação nos Regionais/Regiões como forma de preparação para o Encontro Nacional de novembro.
 

Informações sobre a Secretaria Executiva local:

Endereço: Setor Diversões Sul SDS – Ed. Miguel Badya, Bloco ‘L’, No. 30, 2o.
Andar, salas: 215/217/219, Asa Sul, ao lado do Conic, Rodoviária Central, Brasília - DF
Responsável: Renato Thiel
Horário atendimento: 2a. a 6a. feira 14h às 18h
Contatos: Fones: (61)8513-8100 (oi) (61)3326-8642
E-mail: nonoencontronacional@gmail.com
Site: www.fepolitica.org.br
Na alegria em podermos receber e acolher a todos quantos virão participar do 9o. Fé e Política, enviamos a nossa calorosa saudação e nosso abraço.
Brasília, 19.06.2013
DANIEL SEIDEL Coordenação DF
RENATO THIEL Secretaria